domingo, 10 de maio de 2009

Glaciers Franz Jose

Dia 9 de Abril meu aniversario de 32 anos pegamos a estrada sentido sul. Essa estrada passa por dois glaciers (glacier é uma formação de gelo que sai do topo da montanha e desce até a base da montanha onde derrete e vira um rio). Esses dois são os únicos glaciers a se formar em meio a uma floresta de clima temperado. Decidimos parar no primeiro deles, Franz Josef, para fazer um passeio de 5 horas de caminhada onde passamos 3 horas caminhando no gelo e chegamos ate a metade do glacier. Para essas 5 horas caminhando, eles fornecem blusas, botas, meias e também uma ferradura pra por nas botas com garras que evita escorregar no gelo, saímos da cidade em um ônibus cheio e ao chegar ao pé do glacier nos dividimos em 3 grupos de 14 pessoas. Saindo do estacionamento caminhamos uns 5 minutos dentro do mato e ai chegamos no rio no meio do vale em frente ao glacier. Deste ponto olhando para o glacier da a impressão de que é uns 20 minutos de caminhada mas isso é apenas ilusão de ótica na verdade caminhamos 40 minutos deste pronto ate chegarmos no gelo! A maior parte do caminho e por dentro do rio, na parte seca do rio, mas em um ponto tivemos que passar pelo morro lateral por que não dava pra cruzar o rio. O caminho é por dentro de um vale por dentro da floresta onde as paredes do valer são repletas de cachoeiras. O Rafa tem uma paixão por cachoeiras e estava sempre filmando tudo. Nosso guia foi muito simpático, eu era a primeira da fila aproveitei pra treinar meu inglês,  saímos com os casacos amarrados na cintura mas quando começamos a caminhar no gelo e o frio apertando todos acabaram colocando os casacos. O guia sempre a frente com uma picareta abrindo caminho formando escadas pra nossa escalada.  Quando eu olhava o chão  tinha a impressão de que o gelo iria quebrar e eu afundaria as botas na água gelada, mas o glacier é de gelo maciço formado a milhares de anos e isso não aconteceu ;-)  Um passeio que vale a pena fazer novamente.  Terminamos o passeio e pegamos a estrada rumo ao sul. Esta estrada na costa oeste da ilha sul era interessante com o mar do lado direito, do lado esquerdo montanhas enormes e próximas da estrada e pelos o mais incomum eram os rios de água branca que saíram dos glaciers. O gelo esta em constante movimento o que gera atrito com a rocha nas laterais da montanha e também com as rochas abaixo. Esse atrito gera calor que derrete o gelo e forma um rio repleto de pó das rochas. Esse rios brancos despejam o pó das rochas no mar e são os grandes responsáveis pelas praias da Nova Zelândia terem areia cinza ao invés de areia amarela e branca como no Brasil.

essa e a agua da geleira ...

minha sorte e que nao crudou!!!

lindos!!!

de vermelho o guia.

lanchinho ,  parece foto de escola!!

esse e o equipamento principal!!

tem uma trilha por meio a floresta de 20 minutos .

essa cachoeiras tem por todos os lados..

nos no onibus..

essa foto ta linda!!!

ERP Automação Comercial 2009 disse...

Rafa é um paraíso esse lugar ...Parabéns mais uma vez...