sexta-feira, 30 de maio de 2008

A HISTÓRIA DO PAÍS

A Nova Zelândia , também conhecida como “Aotearoa”( terra da longa nuvem branca) foi descoberta há mais de 1000 anos por viajantes do Leste da Polinésia.
Esses viajantes, antepassados dos atuais maoris, por volta de 1200, colonizaram as Ilhas do Norte e Sul.

Em 1642 o holandês Abel Tasman chegou ao país, dando à terra o nome de Staten Landt, e, mais tarde, de Nieeuw Zeeland. Em 1769, o capitão inglês James Cook circunavega a costa do território neozelandês, e a Coroa Britânica reclama pra si o direito de posse sobre toda a região.

Por volta de 1840, 2.000 europeus que viviam entre a população maori de 100.000 habitantes assinam o Tratado de Waitangi, retendo a propriedade dos recursos naturais, mas abdicando do direito de governar, em favor da Coroa Britânica. Tanto os maoris como os europeus continuam respeitando esse Tratado até hoje.

Os colonizadores britânicos chegaram nos anos de 1840 e 1850, fundando cidades e preparando a terra para as fazendas. Os interesses dos maoris e dos colonizadores entraram, algumas vezes, em choque, culminando com a guerra durante os anos de 1860. Seguiu-se a perda de terra pelos maoris e, em seu rasto, a população maori caiu.

Em 1893, o país tornou-se o primeiro a conceder o direito de voto às mulheres.

A urbanização, principalmente dos maoris, e a prosperidade econômica caracterizaram a Nova Zelândia pós-guerra. A população aumentou devido à imigração procedente principalmente da Grã-Bretanha e da Europa nos anos 50, e, mais tarde, das Ilhas do Pacífico da Ásia.

Um novo renascimento maori começou nos anos 70 quando eles concentraram-se em reaver terras que foram perdidas a duas gerações. A língua, a cultura e a arte começaram a reviver novamente.

Política

A Nova Zelândia é um estado independente, governado por um parlamento eleito democraticamente. O chefe de estado é a monarca britânica, na sua capacidade de Rainha da Nova Zelândia representada por um governador geral, mas a GBA não desempenha mais um papel central na vida do país.
Durante a última década o país passou de ser uma das economias mais protegidas do mundo, e com um desempenho fraco, para uma das mais abertas e bem sucedidas.

Religião

Na Nova Zelândia a religião é uma questão de consciência de cada um. O Cristianismo é a fé mais amplamente professada. Os seus representantes são:
Anglicanismo - 24% seguido pelos Presbiterianos - 18% e Católicos romanos - 12%.
Outras religiões como budismo, hinduísmo, islamismo e o judaísmo também estão representadas.

Informação no site http://www.intuition.net.nz/aboutnz.htm


Nenhum comentário: